A Casa FV resulta de reabilitação de uma habitação existente, de um único piso, com uma área manifestamente reduzida face às atuais necessidades, composta por paredes exteriores em pedra de granito. A esta área forma-se somando outras anexas, tendo a casa crescido pela necessidade de ter mais área habitável, mas sem preocupação construtiva ou estética.
As casas são sempre mais que simples casas. São depósitos de histórias e lembranças, vivências e sentimentos. Esta é uma casa especial. É uma casa/herança de pais que já partiram. É uma casa onde mora agora um filho, com a esposa, e agora são eles os pais de duas filhas. Na hora de materializar o sonho de uma família, é dever do arquiteto não só aplicar todos os seus conhecimentos teóricos e técnicos, mas é imperativo conhecer os seus clientes., perceber as suas necessidades, intenções e vontades. Juntam-se os ingredientes e faça-se magia.
Neste caso específico, seria mais simples demolir e construir. Seria. Mas o pedaço de história envolto em pedra, fica. Eliminando-se todos os anexos, desenvolve-se casa envolta deste núcleo duro. A tradição e memória ficam e dão as mãos a linhas e formas mais depuradas e contemporâneas.