Detalhes do projeto
Identificação: CASA VERDE
Tipologia: Habitação Unifamiliar
Cliente: JF
Local: Santo Tirso, Porto, Portugal
Data: 2021-04-18
Equipa: Atelier de Arquitectura LILIANA MACIEL ARQUITETURA . Arquiteto responsável LILIANA MACIEL, em colaboração com RUI VASCO SALDANHA e MARGARIDA PADRÃO.
Parceiros: Fotógrafo: Ivo Tavares Studio Website : www.ivotavares.net Facebook: www.facebook.com/ivotavaresstudio Instagram: www.instagram.com/ivotavaresstudio
Estado: Construída

A casa surge nos limites da cidade de Santo Tirso, numa clara transição para o meio mais rural do concelho, ainda que ladeada pela movimentada Estrada Nacional 105, que liga o Porto a Guimarães.

Aparentando ter mais de um século de existência e sucessivas evoluções construtivas, a casa estava em elevado grau de degradação, não apenas pelo peso dos anos, mas também por estar desabitada há mais de 30 anos. Ainda assim, é inegável o seu potencial, imponência e beleza.

Bafejada pela excelente exposição solar, pela parcela generosa de terreno e pela água fresca corrente, mesmo nos dias mais quentes, a propriedade reunia uma série de características que apaixonaram os seus proprietários e, mais tarde, a nós.

A vontade de reabilitar, de preservar a memória e a identidade foram pilares decisivos para um projeto que lhe aliou a contemporaneidade das soluções na busca por uma espacialidade de conforto térmico, acústico e, claro, estético, numa dança de respeito e sincronia de tempos e eras.

A materialidade mais icónica do mosaico hidráulico, ou a mais anciã da pedra e da madeira, foi resguardada e pensada, desde a execução dos pormenores mais discretos, até à leitura de um todo, pela associação de materiais de utilização e linguagem mais contemporânea, com tonalidades, combinações e composições que resultam neste conjunto perfeitamente integrado na paisagem. A Casa Verde.